quarta-feira, 3 de maio de 2017

Atenção e concentração

O neurocientista americano Michael Posner, da Universidade de Oregon, desenvolveu um modelo de 3 partes para estudar como funciona a atenção no cérebro. A primeira função é a de alerta, que nos mantêm atentos, básica para qualquer pessoa que esteja acordada. Depois, vem a função de orientação, que nos permite focar na informação que escolhemos no momento – como você agora escolheu ler esse texto. E a atenção executiva, a mais complexa de todas, é a que regula a habilidade de prestar atenção em algo que definimos a longo prazo, ignorando emoções e estímulos imediatos.

A MENTE EM FOCO
Cabeça vazia, lar da atenção

1. O PROBLEMA
Para começar a se concentrar, é uma boa usar técnicas de relaxamento. Segundo especialistas em meditação, nosso cérebro trabalha normalmente em uma frequência muito alta, lidando com uma grande quantidade de informações.

2. O MEIO
O primeiro passo é baixar o fluxo dos pensamentos a um nível parecido com a meditação. Para isso, foque na respiração. Preste realmente atenção no ar que entra e sai, na quantidade e intensidade. Assim você esvazia o cérebro.

3. O FIM
O exercício mais difícil é focar em um ponto estático. Imagine a chama de uma vela e tente controlar o movimento com a mente. O desafio aqui é pensar em nada – o que é bem difícil. Nossa cabeça preenche espaços com pensamentos.

TECNOLOGIA: A CILADA
O vilão a seu favor

1. POR ORA
A tecnologia é amiga do foco. Baixe o Focus-booster, um aplicativo que marca o tempo das suas tarefas. A cada 25 minutos, ele dá 5 para descansar. Há apps, como o Self-control ou o Freedom, que bloqueiam sites que distraem, como o Facebook ou o twitter.

2. PARA O FUTURO
M.I.T., Stanford e Univesidade da Pensilvânia têm usado lasers para melhorar a concentração em ratos (e em breve, a sua). A ideia é sincronizara vibração de neurônios para que não se distraiam com estímulos visuais e mantenham o foco.

AS TENTAÇÕES DO DIA A DIA
Dicas práticas

1. Procure trabalhos que exijam o limite das suas habilidades. Quanto mais difícil, mais você terá que se concentrar e seu cérebro permitirá menos brechas para a distração.

2. Transforme trabalhos chatos em jogos com etapas a serem vencidas. Acumule pontos e aí se dê prêmios, como descansos ou pausas para o cafezinho.

3. Aprenda a delegar. Em vez de aprender tudo sobre um novo celular que você quer, deixe que um amigo que entende mais do assunto escolha para você.

4. Estabeleça uma rotina. Não misture tarefas. Tome café na hora do café, fique com seus filhos na hora determinada para isso e só trabalhe quando chegar a hora.

5. Jogue video-game. Sim, não são só as palavras cruzadas e jogos da memória que treinam a concentração sustentada (aquela que dura muito tempo).

6. Faça um diário com o que você faz o dia inteiro e perceba o que distrai você. Ao escrever você se distraiu mais do que quando estava cozinhando? Taí o diagnóstico do que treinar.

7. Cuidado com remédios. Antidepressivos e remédios para dormir, principalmente, pioram muito a concentração e a memória.

Fonte: site super interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.