sábado, 25 de março de 2017

Alfabetizaçao de adultos

Este processo de alfabetização é adequado a qualquer faixa etária e qualquer série do ensino fundamental, em que haja alunos ainda analfabetos ou semi-analfabetos. Não utiliza cartilha e sim livro de exercícios, com vocabulário adaptável a todas as regiões do Brasil e países de Língua Portuguesa; Contém período preparatório integrado à aprendizagem ( inclusos nos exercícios de fixação e escrita das sílabas ). Utiliza exercícios de autoditado ( muito melhor que o ditado, pois, respeita o ritmo de cada aluno ). É apoiado na sílaba, unidade principal da Língua, o que leva a um aprendizado mais rápido e eficiente. Motivado pelos exercícios de autoditado, o aluno lê, escreve e interpreta desde o início da aprendizagem, desenvolvendo a expressão oral, pesquisa e integração com as matérias do currículo educacional. Leva o aluno a ler, escrever e interpretar as palavras de uso comum da Língua Portuguesa, num período entre dois a seis meses no máximo ( dependerá da bagagem de cada aluno e de seu alfabetizador ). Por ser um método de fácil aplicação e resultados rápidos, motiva muito o professor a adotá-lo já no primeiro contato.
EXEMPLO DO LANÇAMENTO DA VOGAL a E SÍLABAS ba - la.

Lance as sílabas abaixo para o seu aluno, filho ou pessoa a quem você pretende alfabetizar ou realfabetizar.

Etapas de lançamento de uma sílaba ou vogal:

1- Apresentação do desenho ou figura ( conversa informal ).
2- Isolamento e destaque da sílaba.
3- Lembrar de coisas começadas pela mesma sílaba e, se quiser, desenhá-las.
4- Cópia da sílaba abaixo dos desenhos feitos ( se os tiver feito ) ou apenas da sílaba.
5- Entrega da sílaba a cada aluno ( Caderno de exercícios ).

Lançamento da vogal a.

Começaremos pela vogal a, uma vez que ela será a base de todas as sílabas iniciais.
O professor, em turmas que estão cursando a alfabetização pela primeira vez, deverá dar inicialmente todas as sílabas com a , pois, em cada uma delas, está integrado o período preparatório o que levará o aluno a estar cada vez mais apto para a aprendizagem. Depois, lançaremos duas sílabas que já formarão uma palavra, que na sua doce interpretação é bem conhecida pelas crianças e adultos também. Formaremos uma pequena expressão.

Acompanhe com atenção.

1 ª Etapa: Apresentação do desenho ou figura.

Mostre à criança ou adulto o desenho em que se apóia a sílaba e peça que diga o nome.
Exemplo: Que desenho é este?

É um avião!
Muito bem! E você sabe para que serve?
Converse a respeito do desenho de forma a aumentar os conhecimentos do aluno sobre os diferentes ítens do programa escolar.
Sugestões no caso do avião:
Quem pilota o avião? ( Mostre ao aluno o lugar onde vai o piloto )
Quem ajuda o piloto? Quem vai junto com o piloto? co - piloto
Quem atende os passageiros? aeromoça (o) - comissária (o) de bordo.
Quem conserta o avião? mecânico (a)
O avião é grande ou pequeno?
Ele é rápido, anda muito depressa ou é vagaroso, anda devagar.
Ele é leve ou pesado?
· Estimule o aluno a falar, fazendo perguntas a respeito do desenho.
Rubens · 9 anos atrás
Comentário  4   0
respostas
Confecção de cartas, listas de compras, explorando textos presentes em nosso dia dia, como jornais, poesias relacionadas com sua vida cotidiana,
existem programas nas secretarias e educação:mas é meio básico -quase igual como voce foi alfabetizado.

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